Portal do Governo Brasileiro

OK

15/12/2004
Waldir: Governo acabou com a impunidade nos crimes de corrupção

O ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, disse ontem que o governo do Presidente Lula está acabando com a impunidade nos casos de corrupção e creditou o sucesso do governo nessa área à forma articulada de enfrentar o problema. "As ações tímidas e isoladas do passado deram lugar, agora, a um trabalho desenvolvido conjuntamente pelos diversos órgãos encarregados do combate à corrupção, nas mais variadas formas como ela se apresenta", disse ele.

O esforço para fomentar a participação da sociedade no controle sobre a aplicação dos recursos públicos e essa forma articulada de agir representam, segundo Waldir Pires, as grandes inovações na maneira com que o atual governo combate a corrupção. "E é dessa forma que vamos vencer esse desafio e construir, neste país, uma sociedade justa e democrática", acentuou.

Apesar disso, Waldir Pires sustentou que esse trabalho está apenas começando. "Temos, pela frente, uma longa luta, que não se resume a uma batalha administrativa contra a corrupção, mas implica em superar a cultura do desvio, da fraude, do patriomonialismo e do coronelismo, que tem origem no regime escravagista", explicou. As declarações foram feitas durante a abertura do II Fórum Nacional de Ouvidorias Públicas, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

"Nada é pior do que a impunidade", sustentou o ministro, acrescentando que a impunidade possibilita a multiplicação da corrupção e perpetua a cultura do desvio, que, por sua vez, alimenta e acentua a exclusão social. O II Fórum Nacional de Ouvidorias Públicas reúne ouvidores de todo o país para discutir os problemas do setor e intensificar as articulações para a criação do Sistema Nacional de Ouvidorias Públicas. O encontro, que se encerra amanhã (16), é coordenado pela Ouvidoria-Geral da União, órgão vinculado à Controladoria-Geral da União.


voltar para o menu acessível