Portal do Governo Brasileiro

OK

16/10/2009
Brasil expõe transparência em eventos internacionais

Convidado pelo Governo do Reino Unido, o Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, participa, nesta terça-feira (20), como palestrante, da Conferência da Iniciativa de Transparência na Ajuda Internacional, em Haia, Holanda. A iniciativa busca reduzir os riscos de corrupção e desperdício de recursos dos programas de ajuda internacional.

Hage vai expor diversas iniciativas brasileiras de promoção da transparência pública e prevenção da corrupção, com destaque para o Portal da Transparência, hoje uma referência global em seu gênero, tendo recebido muitos prêmios, concedidos, inclusive pelas Nações Unidas.

O evento deverá reunir mais de uma centena de participantes de alto nível e o Brasil foi convidado em função do reconhecimento internacional dos seus avanços na área da transparência. “São muitos os países e as instituições interessadas em conhecer principalmente o Portal da Transparência e os benefícios gerados por ele aos cidadãos brasileiros”, informa o Ministro Jorge Hage.

Bruxelas

No mesmo dia (20), o Secretário-Executivo da CGU, Luiz Navarro, será palestrante no Terceiro Encontro Europeu Anti-Corrupção, em Bruxelas, na Bélgica, realizado pela Ethical Corporation. O evento reúne especialistas, teóricos e técnicos, das iniciativas privada e pública, que estão comprometidos com o combate à corrupção em todo o mundo.

O Brasil e a CGU foram escolhidos para exemplificar o trabalho internacional de combate à corrupção, no caso como representante dos países emergentes. Em sua palestra, Navarro falará sobre iniciativas do Governo Brasileiro para fomentar a transparência e combater a corrupção, tais como o Portal da Transparência, o Observatório da Despesa Pública e as parcerias com a sociedade civil e empresas para estimular boas práticas de governança e promover uma relação ética e íntegra entre os setores privado e público.

A Ethical Corporation é um centro de estudos e pesquisas sediado em Londres, cuja missão é estimular debates e trocas de informações sobre responsabilidade empresarial, por meio de publicações, conferências, pesquisas independentes e consultorias.

Montevidéu

Já nos dias 22 e 23 acontece, em Montevidéu, no Uruguai, o Encontro dos Organismos de Controle Interno do Mercosul, com o objetivo discutir a atuação dos organismos de controle Interno dos países integrantes do Mercosul e Países Associados, de forma a estabelecer relações de cooperação científica, técnica e operacional na área de Controle Interno da Gestão Governamental. No evento, o Brasil estará representado pelo secretário Federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira, e pelas analistas Renilda de Almeida Moura e Nádia Araújo Rodrigues.

De 7 a 10 de novembro, o Ministro-Chefe da CGU estará em Doha, no Catar, participando, também como palestrante, do VI Fórum Global da ONU contra a Corrupção, e, em seguida, da II Conferência dos Estados Partes da Convenção da ONU contra a Corrupção. No mesmo mês, entre 20 e 22, participa, em Dubai, no Emirados Árabes, do Fórum Econômico Mundial, que acaba de criar um mecanismo para tratar, especificamente, do combate à corrupção.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível