Portal do Governo Brasileiro

OK

29/09/2009
Recursos expostos no Portal já passam de R$ 5,9 trilhões

Os recursos do orçamento público federal expostos ao controle da sociedade, no Portal da Transparência, chegaram, este mês, à cifra de R$ 5,9 trilhões, dispostos em quase 857 milhões de informações registradas. A informação é da Controladoria-Geral da União, que criou e administra o Portal (www.portaldatransparencia.gov.br).

Essas informações dizem respeito a 5.598 ações de governo, decorrentes de 536 programas oficiais. Entre os beneficiários dos pagamentos estão 23,8 milhões de pessoas físicas (incluindo os programas sociais, como Bolsa Família, por exemplo) e aproximadamente 350 mil pessoas jurídicas.

Várias vezes premiado, inclusive pelas Nações Unidas, o Portal da Transparência do Governo Brasileiro é hoje referência internacional. Ele foi lançado em novembro de 2004 para facilitar o controle social dos gastos públicos e hoje é um dos mais completos sítios do gênero existentes no mundo, permitindo a qualquer cidadão, sem a necessidade de senha, acompanhar a execução orçamentária dos programas e ações do Governo Federal.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível