Portal do Governo Brasileiro

OK

29/04/2009
Jorge Hage expõe, em Lima, medidas de transparência e de combate à corrupção

Convidado pelo Carter Center, o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, viajou hoje (27) para participar, como palestrante, da Conferência Regional das Américas sobre o Direito de Acesso à Informação, que acontece em Lima, Peru. O Carter Center é uma organização não governamental criada pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e dedicada à defesa dos direitos humanos.

O evento reunirá cerca de cem participantes das Américas, por meio de representantes dos governos, sociedade civil, mídia, setor privado, universidades, fundações doadoras e instituições financeiras internacionais, com vistas a refletir sobre êxitos e lições aprendidas ao longo da última década nas questões do acesso à informação.

Na ocasião, os participantes terão oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, além de discutir conjuntamente as difíceis questões colocadas pela política de acesso à informação. O ministro vai expor as principais iniciativas do atual governo brasileiro na promoção da transparência da administração pública, na prevenção e no combate à corrupção.

Portal da Transparência

Uma dessas iniciativas, o Portal da Transparência, por exemplo, já expõe, ao controle social, segundo o ministro Jorge Hage, o equivalente a 2 trilhões de dólares do orçamento público brasileiro, expressos em 780 milhões de unidades de informação. No ano passado, o número de visitas ao Portal da Transparência passou de 1,4 milhões.

Hage informou que tem atendido a convites para expor, em eventos internacionais, as medidas adotadas pelo Brasil nessa área: em julho de 2008, no Conselho Econômico Social da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque; em novembro do mesmo ano, na sede do Escritório sobre Drogas e Crimes (UNODC), em Viena; e em fevereiro deste ano, em Doha, no Qatar, onde discutiu com um grupo seleto, de não mais que 15 países, as melhores iniciativas mundiais em transparência e prevenção da corrupção, para subsidiar a próxima Conferência dos Estados Parte da Convenção da ONU, que se realiza em novembro, também no Qatar.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível