Portal do Governo Brasileiro

OK

16/06/2008
Portal da Transparência recebe prêmio de informática pública

O Portal da Transparência foi o vencedor, na categoria “Finanças e Administração Pública”, da última edição do Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública. A apresentação do Portal ocorreu no dia 2 de junho, quando o projeto foi defendido pelo diretor de Sistemas de Informações da Controladoria-Geral da União (CGU), José Geraldo Loureiro Rodrigues. A premiação aconteceu no dia 5 de junho e contou com a participação do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovski, além do próprio diretor.

A participação da Controladoria-Geral da União no Conip 2008 também ocorreu por meio de mais duas apresentações, uma sobre o aprofundamento nas funcionalidades e utilidades do Portal da Transparência e outra intitulada “Transparência e Cidadania”, que expôs a distinção entre o princípio da publicidade e o da transparência, além de ter exibido diversas ferramentas de transparência pública à disposição do cidadão.

O Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, no qual foram apresentadas diversas propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de todo o Brasil, é considerado o maior prêmio de governo eletrônico do País e está na 11ª edição. O prêmio prestigia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. A premiação do Conip busca identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração, em todas as esferas governamentais, que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

O prêmio é dividido em cinco categorias: Finanças e Administração Pública, Governança da TI, Saúde e Educação, Judiciário e Cidades digitais. Mais dois prêmios são concedidos por mérito na modalidade projetos e iniciativas em funcionamento. Um prêmio final é ainda destinado ao destaque do ano.

Este é quarto prêmio recebido pelo Portal da Transparência, incluindo a distinção das Nações Unidas como uma das quatro melhores práticas do mundo em prevenção da corrupção. Foi o reconhecimento da comunidade de informática pública nacional por todos os benefícios e facilidades à disposição dos cidadãos na promoção da transparência pública e no exercício do controle social.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União


voltar para o menu acessível