Portal do Governo Brasileiro

OK

15/05/2008
Nota de Esclarecimento - Dados da UnB/Instituto Universitas no Portal da Transparência

O Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, esclareceu hoje (15) que os repasses de recursos feitos ao Instituto Universitas, seja pela UnB, seja por outros órgãos, no valor total de R$ 2,9 milhões, estão, sim, registrados no Portal da Transparência e, portanto, também no Siafi.

Talvez os autores da matéria que informa o contrário não tenham acessado corretamente a informação, que pode ser localizada a partir dos seguintes passos:

Na página inicial do Portal, iniciando-se a busca pela opção "Transferência de Recursos" e, em seguida, "Favorecidos Pessoas Jurídicas"; selecionando-se o ano dos repasses (no caso, 2007) e digitando, como palavra-chave, o nome da entidade favorecida (no caso, Universitas, de Instituto Universitas).

O desdobramento da pesquisa no Portal mostra também as datas e os valores de cada um dos repasses, bem como os objetivos dos convênios e outras informações.

Portanto, o Portal da Transparência não foi "enganado" pela Editora da Universidade de Brasília. Todos os valores constam tanto do Portal da Transparência quanto do Siafi.

Isso não significa, por si só, que não haja irregularidades nas contas da Editora da UnB. Isso é o que está em apuração pela CGU, até porque tratam-se de fatos do exercício de 2007, cujo período de tomada de contas ocorre exatamente agora. A equipe de auditores da CGU está dentro da UnB há uma semana fazendo esse trabalho. Todas as eventuais irregularidades serão devidamente esclarecidas.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União


voltar para o menu acessível