Portal do Governo Brasileiro

OK

11/04/2014
CGU realiza reunião de encerramento da Câmara Temática da Transparência

Representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), do ministério do Esporte, de governos estaduais, federal e do Distrito federal, de prefeituras municipais e da sociedade civil estiveram presentes, nos dias 8 e 9 de abril, no auditório do Arquivo-Geral do Município do Rio de Janeiro, para a reunião de encerramento da Câmara Temática de Transparência da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, coordenada pela CGU.

Nos dois dias de atividades, as cidades-sede apresentaram um balanço das conquistas na área de transparência e controle social, durante a preparação para a Copa. Foram expostos muitos avanços, como a implementação e o aprimoramento de portais de transparência e sistemas de ouvidorias públicas, bem como com a realização de fóruns, seminários e audiências públicas para promover o controle social dos investimentos na preparação do evento.

Para o assessor da presidência do Instituto Ethos, Felipe Saboya, as reuniões trouxeram grandes êxitos. “O sucesso no incremento da transparência nas cidades-sede da Copa, verificado por meio da aplicação dos indicadores de transparência do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, pode ser creditado, em grande parte, pelas reuniões da Câmara Temática de Transparência”, contou.

Já o secretário de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal, Mauro Noleto, afirmou que as atividades da Câmara Temática promoveram uma grande mobilização na Secretaria, motivando a reestruturação dos canais de comunicação na internet do Distrito Federal, de forma a incrementar a transparência e o controle social.

Por fim, as metas alcançadas pela Câmara também foram ressaltadas pela representante da CGU, Maria de Fatima Rezende, que ressaltou, em especial, a integração, via sistema de informações, da entrada de dados para os Portais da Copa administrados pela CGU (Portal da Copa 2014) e pelo Poder Legislativo Federal (Copa Transparente).

As atividades desenvolvidas nas 14 reuniões da Câmara Temática estão disponíveis para consulta na web. Até o final do mês de maio, será disponibilizado o relatório final das atividades da Câmara.

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível