Portal do Governo Brasileiro

OK

16/05/2006
Portal da Transparência atualiza dados em tempo recorde

A partir desse mês, a CGU passa a receber os dados referentes aos benefícios do programa Bolsa Família ao mesmo tempo em que são distribuídos às agências da Caixa, responsável pelo pagamento. Ou seja, os dados dos pagamentos realizados num determinado mês estarão disponíveis no Portal no decorrer desse mesmo mês. O objetivo da Controladoria-Geral da União (CGU) é disponibilizar a informação ao cidadão com a menor defasagem de tempo possível.

Dessa forma, os pagamentos referentes ao mês de abril/2006, que serão efetuados no decorrer do mês de maio, já se encontram disponíveis desde o dia 10/05/2006. A meta da CGU é disponibilizar as informações o mais próximo possível do primeiro dia útil de pagamento do benefício do Programa.

Além disso, os dados do Tesouro Nacional, do Fundo Nacional de Saúde e do Banco do Brasil, que podem ser recebidos e processados até o final de cada mês, já foram disponibilizados desde ontem (15/05). Com isso, o Portal da Transparência exibe atualmente cerca de 354,1 milhões de informações e envolve recursos federais da ordem de R$ 2,212 trilhões. Esses dados estão atualizados até o mês de abril de 2006.

O Portal da Transparência foi criado no governo do presidente Lula, pela Controladoria-Geral da União, visando dar mais transparência à administração, e permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar a execução dos programas e ações do Governo Federal. Assim, cada cidadão passa a ser um fiscal da correta aplicação dos recursos públicos, sobretudo no que diz respeito às ações destinadas à sua comunidade.



voltar para o menu acessível