Portal do Governo Brasileiro

OK

14/04/2011
CGU apresenta 1ª Consocial à Associação Brasileira de Municípios

A diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira, apresentou, nesta terça-feira, dia 12, orientações gerais e metodológicas sobre a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), durante reunião técnica da Associação Brasileira de Municípios (ABM). O encontro reuniu um seleto grupo de entidades parceiras e colaboradoras da ABM para debater o tema transparência.

Segundo diretora, a ABM já é parceira da CGU, desde meados de 2005, na realização de ações de prevenção da corrupção, fortalecimento da gestão pública e promoção da transparência nos municípios brasileiros e, sem dúvida, terá papel fundamental na mobilização para a 1ª Consocial. “Vamos precisar muito da contribuição da ABM para fazer chegar aos municípios a mensagem da Conferência e a importância da integração e participação destes municípios durante este processo conferencial”, afirmou.

O encontro reuniu representantes da Associação Transparência Municipal, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), do SEBRAE e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Sobre a iniciativa da CGU de propor a convocação da Conferência, o secretário-geral da ABM, José Carlos Rassier, afirmou que a 1ª Consocial vem estimular o acesso da sociedade às informações acerca das ações públicas nos estados e municípios. “O povo tem direito às informações e às ações do governo que o representa”, disse. Já o representante da Atricon, Manuel de Andrade, ao parabenizar a CGU pela iniciativa, disse que “envolver o Estado na fiscalização e acompanhamento dos gastos públicos será fundamental para a conferir mais eficácia às ações de controle”.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível