Portal do Governo Brasileiro

OK

12/04/2011
Capacitação em Santa Catarina reúne 360 servidores municipais

A Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), realiza o I Encontro de Capacitação das Controladorias Internas Municipais de Santa Catarina. Durante os dois dias deverão participar das atividades 360 agentes públicos municipais que atuam nas Controladorias Internas dos municípios catarinenses.

O evento, que acontece nesta terça-feira (12) e termina amanhã (13), faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal da CGU. O encontro tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o incremento da gestão pública municipal, com a capacitação presencial, integração e fomento às parcerias municipais, a fim de prevenir a corrupção e estimular a boa e regular aplicação dos recursos públicos, em todas as esferas.

A CGU vem realizando sistematicamente esse tipo de evento de capacitação presencial para servidores públicos e conselheiros municipais em diversas regiões do Estado. Cerca de 30% dos municípios catarinenses já receberam capacitação em diversas áreas, tais como Controle Interno, Transparência e Controle Social, Licitações, Finanças e Obras Públicas.

Programação

Nesta terça-feira (12), a programação prevista do I Encontro de Capacitação das Controladorias Internas Municipais de Santa Catarina, teve início pela manhã, com uma palestra de apresentação do perfil Institucional-Legal e Atuação da CGU. Em seguida houve a apresentação do Calendário da Gestão Municipal para o Controle Interno e palestra sobre o Controle Interno: Legislação, Conceitos e Principios.

Na parte da tarde, as atividades serão encerradas com palestras sobre os temas relacionados ao Controle Interno: Técnicas de Controle e Procedimentos Opercionais e também sobre Auditoria Interna: Planejamento, Execução e Resultados.

Amanhã (13), segundo e último dia de atividades, o evento terá palestras, durante todo o dia, sobre os seguintes temas: Tipologia de Constatações por Área da Gestão (Licitações e Contratos,Controles de Estoque e Patrimônio, Gestão Financeira e Recursos Humanos), e também sobre Tipologia de Constatações nos Programas Federais de Saúde, Educação e Assistência Social.

O treinamento dos agentes públicos estão sendo realizadas no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível