Portal do Governo Brasileiro

OK

17/02/2011
Hage fala, em entrevista a rádios de todo o país, sobre preparativos da 1ª Consocial

Em entrevista a rádios de todo o país, na manhã desta quinta-feira (17), o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, falou sobre os preparativos da 1ª Consocial – Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social. O evento será realizado em outubro deste ano, mas a mobilização da sociedade já começa em março com os preparativos das etapas municipais.

Para Hage, uma das contribuições da conferência será a consolidação de sugestões dos cidadãos sobre outras formas de participação da sociedade no acompanhamento do uso do dinheiro público, além da observação e vigilância permanente dos gastos do governo pelo Portal da Transparência do Governo Federal (www.transparencia.gov.br). “Esta é a primeira conferência nacional sobre a participação dos cidadãos na gestão pública, na transparência e na participação social”, comentou.

Durante a conversa, feita pelo programa Bom Dia Ministro, Hage também destacou o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), que traz, no Portal da Transparência, a relação de mais de quatro mil empresas que sofreram sanções pelos órgãos e entidades da Administração Pública das diversas esferas federativas e estão impedidas de participar de licitações públicas.

Ele também detalhou alguns pontos sobre a fiscalização feita pela CGU nos municípios, comentando, inclusive sobre o Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, e falou sobre o Cadastro Pró-Ética, que avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais. Ouça a íntegra da entrevista.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível