Portal do Governo Brasileiro

OK

27/07/2010
Observatório da Despesa Pública é um dos finalistas do Prêmio e-Gov 2010

O Observatório da Despesa Pública (ODP), criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2008, é um dos projetos finalistas da nona edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2010), concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. De um total de 95 projetos inscritos, o ODP foi um dos 28 selecionados para a fase final. Nove projetos serão premiados. O anúncio dos vencedores vai acontecer no dia 18 de agosto, em Fortaleza, Ceará.

O ODP foi construído para aplicar metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação, na produção de conhecimentos capazes de subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores públicos, por meio do monitoramento dos gastos públicos. Ele consolida e analisa informações a partir de um esforço integrado de todos os órgãos da CGU, que transformam dados em conhecimento de alto valor agregado, contribuindo para aumentar a transparência da gestão e prevenir a corrupção.

Prêmio Excelência

O Prêmio e-Gov foi criado em 2002 com o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Os projetos são avaliados segundo os seguintes critérios: ineditismo; modernização dos serviços oferecidos; democratização do acesso ou de oportunidades; interação com o governo; integração de funções; usabilidade e facilidade de acesso; qualidade técnica da iniciativa; segurança e privacidade, impactos e resultados; e possibilidade de replicação.

O Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), criado pela CGU em 2004, foi o vencedor da oitava edição do Prêmio e-Gov, em 2009, na categoria e-Serviços Públicos. A cerimônia de premiação ocorreu em Salvador, Bahia.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível