Portal do Governo Brasileiro

OK

02/06/2010
Hage discute combate a paraísos fiscais na França

O Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, participa, na próxima semana, do Fórum Global sobre Recuperação de Ativos e Desenvolvimento, que se realiza na sede do Banco Mundial em Paris, na França. Organizado conjuntamente pelo banco, Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e Departamento de Assuntos Estrangeiros da Suíça, o evento pretende congregar atores-chaves, para identificar ações a serem adotadas visando acabar com os paraísos fiscais e acelerar o retorno de ativos desviados ao país de origem.

O fórum é um evento preparativo do “Summit” do G20, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, em Toronto, Canadá. Na última reunião do G20, seus líderes conclamaram a comunidade internacional a tomar providências para tratar da recuperação de ativos desviados pela corrupção. O fórum, que acontece nos dias 8 e 9 (terça e quarta feiras próximas) pretende avançar nessa agenda.

Os organizadores esperam dos participantes contribuições para a formulação de políticas e planos de ação que permitam avançar, tanto em nível internacional como em nível doméstico, na prevenção, detecção e recuperação de ativos desviados. Hage, que será palestrante no evento, foi convidado tendo em vista o reconhecimento internacional do bom trabalho que a CGU vem fazendo na área de prevenção da corrupção.

OCDE

Antes do fórum, na sexta-feira, dia 4, Hage tem agendado um encontro com o Vice-Secretário Geral da OCDE, Richard Boucher, e com o Chefe da Divisão Anticorrupção da mesma instituição (responsável pelo grupo de trabalho que avalia a implementação da convenção contra o suborno, da OCDE), Patrick Moulette. Entre os assuntos a serem tratados, a avaliação do sistema de integridade brasileiro, a implementação da convenção da OCDE pelo Brasil e a conferência latino-americana, que ocorrerá em julho, em São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação Social
Controladoria-Geral da União

voltar para o menu acessível